Líder de engenharia de infraestrutura há mais de 24 anos



O Integrador

Com experiência de 24 anos no mercado e 550 projetos desenvolvidos em todos os Estados da Federação, a ITEC conquistou solida credibilidade junto aos fornecedores de material rodante, ao governo, às empreiteiras e aos fornecedores de sistemas de energia, de quadros de comando e controle e de sinalização. Esta confiança permite à ITEC integrar e coordenar os parceiros importantes que são responsáveis pela implementação de cada projeto.

Mais do que uma empresa de engenharia, a ITEC, como integradora, concebe não apenas a solução técnica, mas também a solução legal e financeira. Com essas três soluções concebidas, é preciso saber comunicar à sociedade para garantir a implantação mais célere e equilibrada possível.

  • Solução Técnica – A ITEC como integradora concebe os projetos de infraestrutura, arregimentando os melhores parceiros especialistas em suas áreas de atuação, visando implementar o projeto com qualidade para contratante e os usuários finais.
  • Solução Legal – A ITEC é inovadora em buscar destravar o processo complicado da contratação pública. As novas legislações como PPP, Concessões e RDC, por exemplo, incentivam a participação da mesma empresa que elaborou o anteprojeto ou o projeto básico para participar do projeto executivo e da implementação. Ou seja, tratam-se de mudanças radicalmente contrárias ao status quo da legislação anterior que buscava evitar a participação da mesma empresa nas diversas fases de um projeto. Ressalta-se que são mudanças alinhadas com as melhores práticas internacionais, que poderão trazer enormes eficiências para o processo historicamente travado e ineficiente da contratação pública.
  • Solução Financeira – ITEC é precursora também por priorizar projetos sem o uso ou com o uso reduzido de recursos provenientes do orçamento público. As novas legislações como PPP e Concessões, por exemplo, permitem que se financiem estudos com recursos privados, que fornecem os insumos para a confecção de licitações. Além disso, permitem a participação das empresas como operadoras dos projetos, fazendo com que tenham muito mais atenção e preocupação tanto com o custo dos investimentos, como do custo das operações.
  • Comunicação – Os projetos de infraestrutura são geralmente relevantes, vultuosos e caros. Portanto, precisam ser comunicados de forma clara e transparente para a sociedade entender os benefícios para a população geral, para as empresas e para o governo. Essa comunicação inclui audiências públicas, informativos, artigos, entrevistas, cadernos explicativos, palestras expositivas, mobilização via redes sociais, divulgação e atualização pela internet, com apoio de ferramentas e sistemas de comunicação. Um projeto bem comunicado evita que o mesmo se junte às fileiras de tantos projetos que são travados antes e durante a sua implantação.
  • Por meio destas soluções, a ITEC conquistou a aprovação e confianças dos principais interlocutores necessários para a concepção e implantação de projetos de infraestrutura com a mais alta qualidade.

    Itec – Primeiro Integrador no Mercado de Engenharia de Infraestrutura

    A Itec está posicionada como Integrador no mercado brasileiro. Sua posição única pode ser explicada pelos seguintes atributos:

    Presença e Credibilidade

    • Desenvolveu 550 projetos em todo o Brasil, alcançando a satisfação de seus clientes (ao ponto de 200 voltaram a contratar a Itec por mais de 3 vezes)

    • Participou em importantes projetos, que atestam sua credibilidade não apenas pelo primeiro contato, mais ainda por ser contratado várias vezes pelo mesmo cliente, como (1) Plano Diretor do Porto de Maceió e privatização de sua exploração (GEIPOT); (2) Atualização do Programa Brasileiro de Segurança no Trânsito (DENATRAN); (3) projeto Orla de Brasília (DETUR/DF); (4) Plano Diretor para o Litoral Piauiense (SEPLAN/PI); Revitalização do Centro Histórico de Salvador (UNESCO); (5) Programa de Revitalização do Centro Histórico de Salvador – Pelourinho (UNESCO); (6) Projeto Executivo para Edificações para sedes do Banco Central no Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre (BACEN); (7) Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste do Brasil – PRODETUR (BNDES/BID); (8) Elaboração do Projeto da Sede da Polícia Federal em São Paulo; (9) formulação conceitual do Programa de Saneamento Ambiental e Gestão Territorial do Distrito Federal (Banco Mundial); (10) Planejamento para o Aproveitamento e Otimização dos Recursos Hídricos no Semiárido Nordestino (Proágua Semiárido/Banco Mundial).

    Relacionamento

      Grande parte dos clientes da ITEC vem da esfera pública, nesse sentido a empresa adquiriu experiência na complexidade de lidar nesse setor, como também um reconhecimento de alta qualidade e confiabilidade. Esse relacionamento facilita o desenvolvimento de novos projetos, uma vez que se confia na capacidade e profissionalismo do corpo técnico ITEC. Inclusive, no momento de prestar contas, tanto os gestores de projeto aplicam essa experiência nos documentos apresentados, como os agentes de fiscalização já reconhecem a marca ITEC.


      Na mesma análise, Itec trabalhou junto aos maiores fornecedores de equipamento (Volvo, Siemens, Alstom, Bombardier), as principais empresas de construção civil (Andrade Gutierrez, Odebrecht, Mendes Junior, VIA Engenharia), e fornecedores de serviços especializados (Consilux, TDA Brasil e Urbtec).

    Criatividade e Foco

      A Itec desenvolve a idéia (concepção), reúne os partícipes (produtos e tecnologias), encontra a forma de realizar os projetos (caminhos técnicos e legais), transmite a importância e impacto dos projetos à comunidade (comunicação) e conduz os processos – sempre mantendo o foco em concluir o projeto dentro do prazo e dentro do orçamento previsto, mas sempre primando pela qualidade.


      Todo projeto desenvolvido pela ITEC passa por um processo inicial de análise e concepção com foco em resultados de excelência. A Itec trabalha desde a concepção do projeto, identificando novas tecnologias, produtos e metodologias. Em seguida, desenvolve solução legal e técnica, observando os critérios comuns do setor, do governo e de seus agentes de fiscalização. Em última etapa de análise e concepção, desenvolve uma estratégia de envolver todos os partícipes, governo e sociedade, no sentido de cada grupo compreender a relevância e resultados esperados do projeto.


      Recursos e Capacidades

        Como integrador, a Itec reúne sua capacidade de interagir e integrar os distintos setores envolvidos em grandes projetos, que inclui:

      • Engenheiros Itec e colaboradores;
      • Empresas parceiras;
      • Setor público, Instituições financeiras e a População;
      • Meio Ambiente e Terreno;
      • Questões legais e comunicação;
      • Fornecedores de equipamento, tecnologia e sistemas.
    • #
    • #




    ITEC Engenharia Ltda. - Copyright 2011